em

Dia Internacional da Mulher

“Mulheres unidas em marcha pelo bem viver, pela garantia de direitos e pelo enfrentamento aos retrocessos. É com esse mote que o Conselho Federal de Psicologia marca o Dia Internacional da Mulher e chama atenção para a necessidade de atentar às questões específicas que afligem as mulheres no Brasil e no mundo.”

Sabemos que na nossa profissão temos quase 90% de mulheres, que se deparam de forma pessoal e profissional com os dilemas femininos, com as desigualdades e até violências de toda a natureza. E, as mulheres são o reflexo da sociedade e delas são cobrados altos desempenhos, para dar conta de todos os desafios e tudo que de alguma forma afeta a saúde mental das pessoas. Esse último, inerente ao fazer e ao saber da Psicologia.   

Para a psicóloga Patrícia Dourado Lopes (CRP 09/01693), “as conquistas e os avanços das mulheres em uma sociedade predominantemente machista são inegáveis e precisam ser reconhecidos, mas o cenário ainda é de muitos desafios enfrentados cotidianamente, como diferença salarial, falta de apoio e credibilidade, jornada estendida, preconceito, assédio moral e sexual, entre tantos outros. Essas violências simbólicas praticadas diariamente podem afetar de forma profunda a saúde mental das mulheres”.

No dia a dia da Psicoterapia, ainda são recorrentes as queixas dos distúrbios psicológicos causados pela violência, pelo desvalor, pela desqualificação e pela subjugação. Muitas mulheres ainda são suscetíveis à fragilização emocional o que acarreta a elas o desenvolvimento de distúrbios como ansiedade, depressão, estresse, baixa autoestima, etc.

Quase que diariamente, temos notícias de feminicídio, o que aponta que a mulher é “vítima majoritária das relações abusivas e doentias de nossa sociedade”.

O alerta ainda se faz necessário, pois dar visibilidade e voz a todas as mulheres é salvaguardar a integridade psicológica e oportunizar a reconstrução de sua autoestima.

Por isso, a psicóloga Andrielli Kechichian Bessa insiste também na necessidade de que homens estejam mais preparados e conscientes sobre a importância da voz feminina.

“A nossa voz precisa ser ampliada, respeitada e ouvida. Mesmo na Psicologia, onde as mulheres são a maioria em quantidade de profissionais, ainda existe, em muitos casos, a busca da validação da voz feminina por um homem. Precisamos reverter esse cenário, pois somos seres completos que independem da presença de um homem para existir”, afirma Andrielli.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.