em

Dengue e Comportamento

Vector illustration of a flying mosquito looking at the camera, isolated on white.

Muitos podem se perguntar, o que o Comportamento tem a ver com a Dengue?

Resposta: Tudo

Já temos 4,2 milhões de casos no Brasil. E a tendência é aumentar se não mudarmos o nosso comportamento. Sabemos que o ambiente, a família, a escola, as relações, são fatores decisivos em nosso comportamento. E porque, ainda não temos consciência de que depende muito e talvez tão somente de cada um, cuidar do nosso micro espaço de convivência?

O Ministério da Saúde, orienta, que bastam 10 minutos do nosso dia para evitarmos a epidemia de Dengue. Desde 1981-1982 foram notificados os primeiros casos. E desde então, continuamos a ser alertados. Porém, não nos transformamos, não mudamos o nosso comportamento.

Também sabemos que o nosso clima, a falta de saneamento básico, falhas do poder público interferem nesse combate, mas o comportamento habitual da população é o “relaxamento” e “a negligência”.

Esse mosquito, leva em conta quem não faz “o dever de casa”, pois ele voa longe. Podemos ter o nosso quintal bem cuidado, mas o do vizinho…

“A negligência de um de nós, pode afetar muitas pessoas”. Necessário se faz, pensar e agir coletivamente e mudar o comportamento para colaborar com os “outros”. Não haverá campanha educativa, mutirões, que possam dar conta do nosso território. É preciso realmente querer e mudar! Se engajar localmente, orientar, chamar atenção, agir.

Temos tantos avanços tecnológicos, progredimos em tantos aspectos e níveis, porém um bichinho de “16 milímetros e 2,5mg, que voa por 01 a 04 horas continuamente até 1-2 Km/h, viajando até 10 km em uma noite”, pode nos tirar do planeta!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.