em

Por que os problemas nunca acabam por mais que me esforce para resolvê-los?

Esforço descoordenado

Nem sempre esforço significa geração de resultados. Essa é a grande diferença entre sobreviver ou não no mercado corporativo. Algumas pessoas se orgulham da dar o máximo de si, de trabalharem 14 horas ou mais por dia, achando que esse esforço de maneira descoordenada, de maneira não integrada com resultados, será o suficiente. O cemitério empresarial está cheio de bons negócios que tiveram gente muito esforçada, mas que ainda assim não conseguia catalisar esse esforço para resultados.

 

*****

Mudar a referência

Mais uma dica importante: problemas nunca vão acabar no mercado corporativo. Ao contrário, eles sofrem mutações. O problema que ontem foi resolvido com facilidade poderá hoje ser um problema insolúvel. Por isso a recomendação para gestores que reclamam dos problemas nunca acabarem é, em primeiro lugar, mudar a sua referência de esforço vinculado a problema para esforço vinculado a resultados. Para um bom gestor, alguns problemas podem até continuar existindo desde que haja resultados que justifiquem a sua existência.

 

*****

Boa direção

Já, de outro lado, uma empresa que não tem problemas, mas também não tem resultados, não consegue sobreviver por muito tempo perante a concorrência. Então a regra passa a ser muito simples: esforço sem resultados não serve para nada. Pouco esforço, mas bem canalizado, bem direcionado, que gere resultados, é o que toda empresa hoje precisa.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.