em

Por que meu colega na empresa não aceita e não age com o devido profissionalismo?

Conceitos

Quando falamos que alguém deve agir com profissionalismo, geralmente estamos projetando para que o outro tenha o mesmo entendimento que nós temos sobre o que é profissionalismo, ou seja, nós queremos que a pessoa tenha exatamente o mesmo conceito que nós temos em mente sobre o que é profissionalismo e aí caímos num erro muito sério. Temos de lembrar que profissionalismo não é um conceito universalmente estabelecido, estável e principalmente inequívoco. Ao contrário, cada pessoa, cada profissional à sua maneira tem a sua própria forma de determinar o que é ser profissional e por isso não se pode esperar que o outro apresente o mesmo comportamento que você.

 

*****

Projeções

Esse é um erro gravíssimo que se observa no mundo corporativo. É quando os profissionais de alguma maneira tentam projetar e esperar que o outro aja da mesma maneira e assim fica difícil manter um bom relacionamento profissional porque nessas horas o que mais importa não é nem o que se fala, mas como se fala, a maneira pela qual se expressa uma ideia, uma mensagem. Precisamos entender que quando nós não temos a devida harmonia no relacionamento a tendência natural é que a falta dessa harmonia gere preconceito, gere distorção sobre tudo aquilo que falamos. É uma espécie de um pêndulo que vai para um lado e para o outro.

 

*****

Pêndulo

De um lado você tem a harmonia que gera compreensão, aceitação, desculpas, e no extremo oposto do outro lado o pêndulo vai justamente pelo preconceito, pela falta de harmonia que gera distorção, que gera confusão e que gera afastamento. O que todo profissional deve lembrar é que quando o pêndulo está virado para o lado do preconceito, da distorção, tomar cuidado sobre como fala é muito mais importante do que pensar em apenas o que quer falar. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.