em

Por que em épocas de crise, são as pequenas empresas acabam sofrendo mais?

Igualdade

Existe um ditado popular que reflete bem a sensação das pessoas quando a crise chega ao mercado. É aquele que diz que a grama do vizinho sempre é a mais bonita. Isso significa que pequenas empresas preferem alegar que os grandes têm mais facilidade para reagir e suportar uma crise, enquanto que, pasme você, de outro lado as grandes empresas sofrem justamente porque não tem a flexibilidade e agilidade de uma pequena empresa. Quem então se dá melhor na crise, ou ainda, quem se dá mal com a crise? Em minha opinião, não há vencedores e nem perdedores.

 

*****

Inovação

Há sim pessoas que se rendem ao desânimo, que preferem ficar lamentando a tentar reverter a situação. Entretanto, há pessoas que não se deixam abater e convertem toda a pressão do mercado em alguma atitude nova, alguma atitude inovadora, para tentar conquistar outros mercados, lançar outros produtos, rever tudo aquilo que faz. A história de dizer que pequenos têm mais vantagens, ou grandes têm mais vantagens perante a crise, é uma forma de tentar dar desculpas a si mesmo. É uma forma de tentar convencer a si mesmo que, no fundo, é sempre a pessoa certa no lugar errado, e que os outros sim é que tem vantagens, tem sorte, como se diz por ai.

 

*****

Atenção

No mercado empresarial sorte é quando o preparo encontra a oportunidade. Se você é um gestor, um profissional, um empresário, lembre-se que um sem o outro não adianta nada. Em uma época de crise as oportunidades caem, mas o preparo continua sendo necessário e fundamental para que você consiga reverter a situação. Resumindo, o melhor é parar de lamentar porque sua empresa é grande demais ou pequena demais, e usar a sua inteligência para tentar reverter o jogo elevando o preparo e criando, porque não, mais oportunidades. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.