em

Por que é muito mais fácil falar do que propriamente ficar animado nos dias atuais?

Situação

Um dia desses, ao terminar uma palestra para empresários, fui abordado por algumas pessoas que quiseram brincar comigo dizendo: para você, palestrante, falar sobre como fazer as coisas é muito fácil. Queria ver você sentir as dores reais de quem está no mercado trabalhando, que tem a sua empresa. Respondi-lhes: como eu gostaria de ser esse personagem que vocês acreditam que eu sou. Eu tenho duas empresas e tenho que trabalhar todos os dias. Vivo no mesmo país que você, e com uma diferença, eu sou um prestador de serviços!

 

*****

Cobrança

Eu sou cobrado pelo conhecimento que ofereço às empresas, principalmente quando as coisas não andam bem. Logo, significa que quando a crise se instala pessoas na minha atividade são mais cobradas por resultados e principalmente colocadas a dar soluções rápidas e inovadoras para problemas antigos dos empresários. Assim, eu lhes disse em bom português e com muita calma: não se agarre à desculpa que o mercado do outro é diferente, que a realidade que você vive é a única que está difícil, que a sua empresa é a única que passa por problemas e tem que agir com criatividade e inovação para contornar todos os problemas e continuar sobrevivendo.

 

*****

Desculpas

Essa é uma realidade que para ser encarada depende muito da sua mente. Por isso, ao final da nossa conversa perguntei para esses empresários: será que vocês realmente estão vivendo num país diferente de onde eu vivo ou vocês estão apenas reagindo de maneira diferente como eu estou tentando reagir? E a resposta, ainda bem, foi a seguinte: perdão, na verdade estávamos tentando buscar desculpas para não encarar os nossos próprios problemas, as nossas próprias deficiências e o que é pior, deixar de aproveitar as próprias oportunidades que já temos. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.