em

Por que as pessoas não querem mais pensar antes de agir?

Medo

Se existe algo que está acontecendo cada vez mais no mundo corporativo é as pessoas terem medo de tomar uma decisão. Primeiro porque quando a crise chega, o desemprego está perto e consequentemente um erro pode ser encarado como a falha que faltava para determinar uma demissão. Agora, têm outros fatores que também levam o profissional a não querer pensar mais na empresa e um deles é o que eu chamo de medo de assumir responsabilidades. É bem simples: quem não pensa não precisa tomar decisões e quem não toma decisões deixa de assumir responsabilidades.

Não ser acusada

Uma das formas que as pessoas utilizam para exercitar esse processo de não assumir responsabilidades é justamente nunca ser o primeiro a dar opinião. É deixar que todos falem e ao final dar uma opinião que não muda em absolutamente nada a decisão que já está tomada. Outro fator que leva muitos profissionais a não querer pensar hoje em dia é o fato de, caso aconteça um problema, ele seja acusado de ter tido a ideia. Ser o autor de uma ideia que viola a lógica comum é ser a pessoa que poderá colher os louros, mas mais que isso, poderá ser acusada e é justamente isso que leva os profissionais ao terceiro ponto, muita gente opta por errar com todo mundo, do que acertar sozinho.

Confortável

Às vezes a pessoa vê que aquilo é errado, sabe que outro caminho deveria ser seguido, mas prefere se omitir para que não seja colocado em risco, que não lhe seja colocada responsabilidade porque ela teve a ideia, mas errou como todo mundo. Aí vem a pergunta: por que as pessoas não querem pensar nas organizações? Por um motivo simples, porque é confortável ser covarde, é confortável não se expor, é confortável ficar quieto e deixar que os outros se exponham.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.