em

Por que, algumas vezes, um gestor tem que evitar resultados no curto prazo?

Pressão e ritmo

Uma das demonstrações de maturidade de um gestor é quando ele consegue entender que entregar resultados no curto prazo, sacrificando demais a equipe, é conseguir apenas efeito temporário, mas principalmente é comprometer todos os resultados que ele pretende entregar no longo prazo. Trago o exemplo do Antônio, promovido para um novo cargo de gestão na empresa. Desesperado, literalmente estressado para conseguir mostrar o seu potencial, o Antônio não pensou duas vezes e logo no início tentou demonstrar para a equipe o seu ritmo. Começou a exigir que seus funcionários se dedicassem ainda mais.

 

*****

Entendendo o recado

Antônio começou ainda a reclamar que seus funcionários demoravam muito para dar as respostas que ele queria. E aí, em pouco tempo o Antônio conseguiu os resultados que desejava. Entretanto passados menos de três meses as confusões começaram a aparecer. Alguns funcionários pediram demissão. Outros, por sua vez, começaram a reclamar violentamente da atitude do Antônio perante a equipe. Não é preciso ter bola de cristal para perceber que a alta gestão entendeu o recado e tratou logo de chamar o Antônio e também lhe dar outro recado.

 

*****

Onde a corda arrebenta

Disseram-lhe: Antônio, a sua equipe está sofrendo por conta da pressão que você vem gerando. Assim, relaxe um pouco ou vai acabar sem nenhum funcionário competente para tocar o seu setor. Tenha certeza de que nós da alta gestão tomaremos as providências para manter a equipe e substituir apenas a chefia, que é você. Resumindo, meu amigo, toda vez que um gestor tentar mostrar muitos resultados em curto prazo, sem perceber as conseqüências no médio e no longo prazo, ele pode estar construindo a própria forca. Ele pode estar sentenciando a própria carreira a um pequeno período de tempo naquela empresa. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.