em

Por que algumas pessoas têm tanta dificuldade para aceitar uma proposta dentro da empresa?

Valores

O ser humano tem uma característica extremamente no assunto aceitar uma proposição. Perceba que nós todos somos movidos por algum tipo de crença, por um conjunto de convicções que temos e que nos fazem de alguma maneira nos sentirmos confortáveis para dizer sim ou dizer não. Quando a gente recebe determinada proposta normalmente esse conjunto, essa escala de valores é colocada em avaliação. Se a proposta que recebemos está de acordo com tudo aquilo que acreditamos fica muito fácil aceitar, o que significa receber com bom grado, compreender o que a outra parte quer. Agora, quando uma pessoa oferece uma proposta que viola tudo ou parte daquilo que nós acreditamos, a nossa tendência natural de seres humanos é tentar manter o conforto, é tentar impedir que essa nossa crença estável seja violada, seja colocada em instabilidade a partir de uma nova ideia.

 

*****

Desconforto

É por isso que muitas pessoas recusam propostas que recebem sem mesmo questionar se elas têm ou não fundamento, se elas devem ou não ser implantadas. Isso é importante porque em momentos de incerteza como o que estamos vivendo hoje as pessoas devem se preparar para aceitar. Agora, como é que a gente faz isso? Em primeiro lugar, tendo uma noção clara sobre quais são as crenças sobre as quais nós não abrimos mão e quais as crenças que nos são difíceis para quebrar, para poder aceitar uma opinião contrária. Quando a gente tem consciência, quando a gente percebe o que nos causa desconforto fica mais fácil de colaborar para que a outra parte esclareça melhor a ideia, contribua com mais elementos, com mais informações até mesmo para, de repente, tirar esse fantasma que existe na nossa cabeça a respeito do desconforto que uma nova ideia traz.

 

*****

Sinergia

Significa que se nós não sabemos o que nos causa desconforto, se nós não temos certeza de quais crenças nossas estão sendo colocadas em questionamento, fica difícil a gente justificar a não aceitação. E aí o ato normal é a recusa que tem como característica não necessitar de contrapartida: simplesmente não aceito e pronto! Já, aceitar não. Aceitar de verdade significa não apenas concordar com a outra parte. Significa conseguir encaixar esta proposta dentro da minha escala de valores. Evidentemente quanto mais essa proposta viola, quanto mais essa proposta nos agride em termos de crenças, mais será difícil para nós aceitar de maneira simples, de maneira direta. O ser humano é tão previsível a ponto de percebermos que se a ideia bate ela é sinérgica com as nossas crenças e tudo fica fácil. Se ela não é sinérgica o melhor é recusar do que dialogar e de repente abrir mão de tanta convicção. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.