no ,

Quando informações estratégicas de mercado podem reativar os negócios pós-pandemia

Engenheiro Paulo Garcia – Fundador da Datum Pro (Foto: Divulgação)

 

De nada adianta o empreendedor ter todo o trabalho para abrir um negócio, se não contar com informações de seu mercado para se antecipar às várias intempéries que vai enfrentar. A análise do ambiente externo e a percepção dos cenários são vitais para evitar ameaças, identificar oportunidades, antecipar?se às tendências e não apenas reagir. Inspirado nas palavras de Sun Tzu – criador da obra A Arte da Guerra – “Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá uma derrota”, o Engº Industrial Mecânico Paulo Garcia criou em 2003 a Datum Pro, empresa especializada em informações estratégicas de mercado.

Como surgiu a escolha por informações estratégicas de mercado?

Percebemos nas empresas, de todos os tamanhos, que os principais gestores não contavam com as indispensáveis informações recentes e confiáveis sobre os mercados onde atuam. Nas tomadas de decisões significativas, eles dependiam e necessitavam de “fatos & dados” reais, evitando as “suposições” e “achismos” mencionados frequentemente nas reuniões. Fundamos em 2003 a Datum Pro, que utiliza a Inteligência Competitiva, focada na concorrência e a Inteligência de Mercado, focada no mercado e consumidores. Fornecemos aos tomadores de decisões as Informações estratégicas de mercado de que tanto necessitam.

O que tem de peculiar nos serviços em relação a tantas outras empresas de informações no mercado?

Nossos serviços são personalizados. Os diretores e gerentes definem quais informações estratégicas a empresa necessita. Ex: sobre os concorrentes ou sobre seus mercados/consumidores/clientes. Os serviços da Datum Pro são desenvolvidos dentro de padrões éticos e do respeito às leis. Trabalhamos em caráter totalmente sigiloso.

A metodologia pode ser aplicada em pequenas e médias empresas ou é mais voltado para grandes corporações?

A nossa metodologia é eficaz para qualquer tamanho de empresa. Em nosso portfólio temos desde pequenos negócios até grandes multinacionais.

Quais segmentos e empresas fazem parte do portfólio da empresa?

Indústria: embalagens para tintas, torneiras/registros de plástico para água, perfilados de aço, alimentos. Comércio: motopeças, autopeças, pneus, câmaras de ar, equipamentos para construção civil. Serviços: serviços rápidos automotivos, recapagem de pneus, locação de equipamentos. Algumas empresas atendidas: Renault (FR/BR), Nissan (JP/BR), PSA Peugeot Citroën (FR/BR) Mobis/ Hyundai (Coréia do Sul), Le Bon Pain de France (FR) Barbé (IT), Perfipar, Barion, Novafrota, Braslift, Ibratec, Inepar, IRA/Tortuga, entreoutras. Em Ponta Grossa já estivemos com o nosso cliente Fami S.p.A. (Itália), para visitar empresas de equipamentos de logística visando parcerias comerciais.

Fale um pouco sobre a sua trajetória como executivo de renomadas empresas.

Iniciei recém-formado na Engenharia de produto automotivo em conhecidas empresas como Cofap, atual Magneti Marelli; VW e Freios Varga/TRW. Segui nas gerências de engenharia industrial e de produção em grandes grupos: Gráfica Abril S.A (SP) e Grupo Gillette (SP, RJ ,Manaus). Como Diretor Executivo de uma trading company na área de projetos/engenharia ganhei experiência na promoção de produtos e serviços, negociações internacionais, aprendendo a diversidade de idiomas/culturas nas viagens de negócios. Gerenciei um projeto no México de uma indústria de defensivos agrícolas. Convivi com ótimos profissionais e aprendi bastante.Desde 2003 na Datum Pro, trabalhamos na coleta, e principalmente na análise criteriosa, de informações de mercado para os nossos clientes.

Preparados para pós pandemia

Para a etapa pós-pandemia, forneceremos para as empresas informações estratégicas dos mercados onde atuam. Por exemplo nos concorrentes: preços, prazos de entrega e pagamento, novos produtos, etc. Em acréscimo aos nossos serviços de informações, buscamos para as empresas: tecnologias, materiais, investidores, exportação, importação, feiras, novos projetos. Datum Pro: (41) 99975-2978, e-mail: dtpro.pg@gmail.com

FRASE

“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.” (Abraham Lindoln)

*HAMILTON FONSECA (hamilton@hamiltonfonseca.com.br)

Participe das matérias com seus comentários e faça sugestão de temas que gostaria de ver abordados.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Erguer A Cabeça

Por que algumas pessoas têm tanta dificuldade para aceitar uma proposta dentro da empresa?