em

Por que algumas pessoas relutam tanto antes de aceitar uma ideia inovadora na empresa?

Desconstrução

Não é uma questão de ser contra uma ideia inovadora que faz com que um profissional resista a ela. É literalmente quando a pessoa tem dificuldades para aceitar a desconstrução do seu raciocínio, para aceitar que uma nova linha de pensar seja apresentada e o motivo é simples. Sempre que não temos mais o domínio da lógica que vai impactar nossa vida, toda vez que não conseguimos perceber qual é a lógica que vai nos levar a determinado resultado temos como característica fundamental a presença da insegurança.

*****

Desconforto

É quando não sabemos o que irá acontecer e por conta disso começamos a duvidar se primeiro teremos capacidade de enfrentar, segundo se a linha de raciocínio que estamos apresentando é válida, é uma linha de raciocínio coerente e que vai nos garantir segurança e resultados. Por isso a recomendação de hoje é que quem não aceita a desconstrução do próprio raciocínio tenha a certeza de que está longe de agir com a mente aberta a novas ideias, aberta à inovação. Além disso, quando o desconforto está presente é um sinal claro de que aquela pessoa começa a abrir a sua mente. Isso mesmo! Quanto mais desconforto, mais significa que estamos tentando entender de maneira diferente.

*****

Vulnerabilidade

Significa que estamos nos afastando daquele aspecto de segurança para encarar o novo, para aceitar as ideias dos outros ainda que num primeiro momento percebamos ou entendamos que aquilo vai elevar a nossa vulnerabilidade, a nossa incapacidade ou até mesmo a nossa garantia de existência no futuro. Resumindo, se você quer manter a mente aberta e diminuir a resistência dos outros construa primeiro uma linha de raciocínio que auxilia todos os envolvidos a diminuir as barreiras e aceitar essa desconstrução, esse raciocínio diferente e depois lembre a todos que sem desconforto não há mudança real, há apenas uma espécie de maquiagem dizendo que mudou, mas na verdade tudo permanecerá como antes. Pense nisso!

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.