em

Por que a gestão do fluxo de caixa é obrigação pessoal da alta direção de uma indústria?

Responsabilidade

Sempre se fala que a gestão do capital de giro, ou seja, daquele dinheiro necessário para a empresa bancar as suas despesas enquanto não recebe dos clientes, ou não realiza as suas vendas, é algo extremamente importante. Neste momento em que o Brasil passa uma crise sem precedentes, é fundamental que a alta gestão assuma pessoalmente a responsabilidade pela gestão do fluxo de caixa e do capital de giro.

Não apertar

É necessário que quem gere a parte financeira da empresa e quem gere o fluxo de caixa tenha condições de determinar para todas as outras áreas da empresa regras claras de comportamento, algo como: a área comercial da empresa, da indústria, quer manter um estoque compatível com o mercado, já a área industrial não quer ter problemas para o fornecimento de matéria prima e exige uma compra de um estoque regulador. Então, o capital de giro da empresa começa a padecer, o fluxo de caixa começa a ficar apertado e sem que a alta gestão esteja todos os dias analisando e gerenciando esse caminho pode ser que a empresa se veja, mais cedo ou mais tarde, em apuros.

Pessoal

Por isso, preste atenção você que é da área industrial. A gestão do capital de giro e consequentemente do fluxo de caixa da sua organização é uma obrigação pessoal, intransferível, da alta gestão. Amanhã eu continuo dando dicas para o setor industrial, quando o assunto é planejamento estratégico.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.