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Por que a atitude é valorizada pela teoria e negligenciada pelos gestores?

Esclarecimento

Quando se fala de um conceito moderno de competências, se fala da união de três fatores fundamentais. Conhecimento, que é o saber; habilidade que é o saber fazer, e o mais importante, de atitude, que é como eu faço, o que eu sei. Nesse sentido é que fica um esclarecimento importante para o leitor da coluna Visão Empresarial. Responda rápido o que é mais fácil: mudar a personalidade de alguém ou então pegar uma pessoa que tem uma personalidade parecida com a sua e dar a ela conhecimento, ensinar-lhe sobre algo e ainda ensiná-la a fazer algo, ou seja, desenvolver uma habilidade que ela ainda não tem?

 

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Seleção e demissão

Perceba! O grande motivo de demissões nas organizações, sem dúvida alguma, é a atitude que um profissional apresenta no seu dia a dia. Entretanto, não é esta a ordem utilizada na hora de contratar um profissional. Geralmente se fazem as seguintes perguntas: Você conhece sobre isso? Você já fez isso? Sim, já fiz muitas vezes e tive um excelente desempenho. Pronto, é o suficiente para alguém ser contratado. Veja! a atitude sequer foi lembrada nesse processo seletivo, entretanto na hora de demitir, fatalmente a atitude será o primeiro fator que provocará uma demissão.

 

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Negligenciada

Por isso que a atitude é tão vangloriada e tão valorizada pela teoria, mas ainda é negligenciada por muitos gestores justamente pela falta de tempo, uma excelente desculpa, para não fazer a coisa bem feita. Resumindo, pessoas que têm atitudes são pessoas que podem ser desenvolvidas, já pessoas que têm conhecimento, sabem fazer as coisas, mas não apresentam uma atitude compatível com a sua empresa só tem um caminho que é fora da sua organização. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

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