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Por onde começar a estabelecer compromissos com a equipe?

Identificar

Na coluna visão empresarial desta semana eu já expliquei compromisso, que é prometer fazer junto. Expliquei também quem é o eupromisso(aquele que só participa em equipe quando é do seu interesse) e o sempromisso(que nunca se envolve efetivamente com os objetivos da equipe). Logo, a primeira dica para um gestor que quer estabelecer unidade na sua equipe é identificar claramente o comportamento e o perfil desses três tipos de profissionais: aquele que quer se comprometer, aquele que só se compromete quando é do seu interesse e aquele que quer algum tipo de recompensa para, de repente, se fingir compromissado.

Focar a energia

Depois que se faz esse mapeamento, o segundo passo é focar toda a energia nos comprometidos, porque o eupromisso é falso e o sempromisso é mais falso ainda. Para essas pessoas deve se montar um plano de desligamento progressivo, na medida em que isso for possível. Pessoas que não se comprometem, literalmente destroem o espírito de equipe, evitam que a empresa atinja os resultados que poderia, e ainda tratam sempre de minar a liderança do gestor para evitar que essa liderança se fortaleça e ele acabe sendo extirpado da equipe.

Mostrar compromisso

Por fim, o gestor deve entender que o seu comportamento vale dez mil vezes mais do que uma palavra que ele promete na hora de executar algo. Um bom gestor é aquele que tem credibilidade, algo que se constrói dia após dia. Resumindo, um bom gestor para ter compromisso da equipe deve antes de tudo, demonstrar com realidade, com verdade, que também está comprometido.

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