em

PMDB convida Barbiero

PMDB convida Barbiero

O secretário de governo e um dos líderes do PR na região, João Barbiero, confirmou ontem que recebeu oficialmente o convite para se filiar ao PMDB. A conversa teria acontecido com Rogério Quadros, Herculano Lisboa e também o professor Goiaba, que preside o diretório municipal do partido. Entre os nomes do PMDB também destaque para Jocelito Canto. Independente do convite, ainda sigo com a filiação de novas pessoas ao PR para fortalecer o partido. Mas recebi o convite oficial de um partido que tenho muito respeito e um partido em que me sentiria muito bem naturalmente. Fico lisonjeado pelo convite, mas não posso tomar decisão sem antes conversar com as lideranças e isso deve acontecer já no início da próxima semana, afirmou Barbiero.

 

Secretaria da Pesca

A proposta do deputado estadual Marcelo Rangel (PPS) para criar no Paraná a Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca do Paraná, passou ontem como indicação legislativa e segue para análise do governador Beto Richa.  O deputado Rangel pretende que a secretaria credencie o Paraná a desenvolver um órgão de arrecadação de recursos do governo federal e que trabalhe diretamente com o Ministério da Pesca incrementando a exploração de nosso litoral e também os 187 rios e lagoas de criação de peixes em centenas de propriedades pelo Paraná todo.

 

Números

O Paraná é hoje o terceiro estado da Federação na produção de peixes de água doce e tem uma vocação expressiva neste campo. A Secretaria da Pesca, quando criada, atenderá especialmente pequenos produtores, que são a grande maioria Paraná e dará bons avanços no setor. A idéia vai beneficiar prefeituras, associações de pescadores e cooperativas, tornando-se toda e qualquer despesa necessária para manter a estrutura da secretaria superada pelos resultados que ela apresentar.

 

Gleisi

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse nesta semana que o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDCP), criado para flexibilizar as regras de licitação para obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 não tem nenhuma inconstitucionalidade e deve trazer bons resultados para o país. Na semana passada, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação questionando a constitucionalidade do regime.

 

Reforma política

O presidente da Câmara, Marco Maia, vai propor aos líderes partidários que a votação dos projetos da reforma política pelo Plenário da Câmara seja marcada para a segunda quinzena de novembro. Marco Maia reuniu-se ontem com lideranças e confirmou a votação do relatório final no dia 28 de setembro. Depois disso, segundo Marco Maia, os líderes terão 45 dias para negociar a proposta e viabilizar a votação no Plenário. Ele reafirmou que as mudanças no processo eleitoral não valerão para as eleições do ano que vem, apenas a partir de 2014.

 

Agenda lotada

A comitiva do Beto Richa terá uma agenda lotada neste dia 15, aniversário de Ponta Grossa. De acordo com o material divulgado pelo deputado Plauto Miró, 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, que acompanhará o governador, entre os compromissos estão a oficialização da instalação da fabricante de caminhões norte-americana Paccar; a inauguração da Frisia, a nova indústria da Batavo Cooperativa Agroindustrial; e a visita à 34ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Ponta Grossa (Efapi).

 

Assinaturas

A assinatura do termo de compromisso entre o Governo do Estado e a Paccar acontecerá na Prefeitura de Ponta Grossa, às 14 horas. A empresa norte-americana, fabricante de caminhões, já anunciou um investimento de aproximadamente R$ 350 milhões e a geração de 1 mil empregos.A inauguração da Frisia acontecerá às 15 horas, na sede da nova unidade que fará o beneficiamento de leite da Cooperativa Agroindustrial Batavo. A comitiva do governador também visitará no período da tarde a 34º Efapi.

 

CPI adia ‘conversa’ com Henneberg

A participação do presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Henrique Henneberg, nos trabalhos da CPI da Segurança, na tarde de ontem na Câmara Municipal, foi adiada. De acordo com o presidente da Comissão, o vereador Edilson Fogaça, ele não poderia participar e assim a conversa ficará para uma próxima data. No próximo dia 20 deste mês, serão ouvidos os responsáveis pelo Corpo de Bombeiros e pelo Siate serem ouvidos pela comissão. Está agendada para o dia 27 de setembro uma visita dos vereadores da CEI ao presídio Hildebrando de Souza, o cadeião do Santa Maria. Ainda em outubro devem acontecer uma visita ao secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, e também ao governador Beto Richa, para fechar os trabalhos da comissão.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.