em

Pensando…

 

Nessa semana um dos temas abordados por um paciente, foi o “seu questionamento acerca do que é inteligência”… “A inteligência é a capacidade de escolher entre várias possibilidades, a opção mais acertada para resolver um problema. Neste sentido, vale diferenciá-la da sabedoria que é o acúmulo de conhecimentos; já a inteligência significa fazer melhor uso de um saber prévio. No entanto, a maneira de identificar a qualidade de ser inteligente é bastante discutida”.

Ser inteligente é tomar a melhor decisão? É ponderar, avaliar e apontar a melhor saída?

“A inteligência é uma qualidade que todos os seres humanos possuem, mas que nem todos podem ter. Será?

Por isso, a estimulação precoce das crianças, entre seu primeiro ano de vida até os cinco anos, é de suma importância para que desde cedo elas possam responder à fase de aprendizagem que se inicia na família e continua escola”.

“De acordo com a teoria das inteligências múltiplas, não existe um único tipo de inteligência, mas vários, que são desenvolvidos de forma diferente em cada indivíduo. “Cada ser humano tem uma combinação única de inteligências”.

E, temos a inteligência artificial que é um ramo de estudo da ciência da computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que consigam simular o sistema de raciocínio dos seres humanos, ou seja, a sua inteligência”.

E, continuando a pensar… “mais do que máquinas, precisamos de humanidade… Mais do que inteligência, precisamos de afeto e ternura”. Charles Chaplin 

Lílian Yara de Oliveira Gomes

CRP  08/17889

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.