Menu
em

Participei de uma entrevista de emprego que mais parece um tribunal de inquisição. Por que isso acontece?

Não errar

Numa entrevista de emprego o único objetivo da empresa é tentar contratar o candidato. Isso tem que ficar muito bem claro na cabeça de quem se dispõem a participar de uma entrevista. Muitas pessoas entram numa entrevista de emprego achando que serão derrubadas, que o entrevistador está ali para perder tempo e o maior prazer que ele tem é tentar derrubar o candidato, mas na verdade o entrevistador só tem uma única preocupação: não cometer erros ou cometer o menor volume de erros possível. Logo, quando o entrevistador parte para um embate com o candidato, pode ter certeza, foi o comportamento do candidato que despertou nele algum tipo de reação combativa, de alguém que não quer mais agora contratar, mas sim tem medo de cometer um erro.

 

*****

Conquistar

Quando isso acontecer é muito importante que o candidato entenda a situação e tente reverter. Antes de querer prometer alguma coisa, antes de querer contra argumentar qualquer coisa que o entrevistador falar tem que tentar, de alguma maneira, estabelecer uma relação de confiança, uma relação mais amistosa no processo. Às vezes é pedindo licença para melhorar o que disse anteriormente. Perceba que numa relação de entrevista de emprego alguém está frágil na situação porque está procurando emprego, e alguém que está forte na situação porque tem o emprego para oferecer. A parte mais fraca para continuar sobrevivendo àquela disputa para conseguir a vaga tem por obrigação efetivamente estabelecer um clima de confiança. Para isso, reveja tudo o já disse e tente reconstruir as frases que já usou.

 

*****

Clareza

Tente da maneira que puder perceber onde foi que causou uma má impressão no entrevistador. Uma boa alternativa é dizer: eu não sei se fui feliz ao expressar aquilo que gostaria de dizer. Então, gostaria de lhe pedir realmente ajuda porque valorizo muito essa vaga e posso não estar sendo feliz na minha expressão. O que eu quis dizer foi isso, isso, isso e isso. Resumindo, o entrevistador de emprego quer te contratar, porém ele não quer errar e não é uma pessoa que tem tempo para perder, para ficar entrevistando um conjunto muito grande de pessoas apenas para dizer que fez algo na empresa. Cabe ao entrevistado, cabe a quem procura a vaga criar a relação de confiança e eliminar qualquer tipo de distorção entre o que quis dizer e o que acabou dizendo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile