Apenas entretenimento
Assistir a um reality show na TV não pode ser considerado, pelos menos a princípio, como um aprendizado produtivo. Primeiramente porque se percebe claramente que as vaidades humanas são levadas ao pico máximo, que as pessoas são estimuladas ao negativo e, ainda, que a competitividade é ensinada de maneira negativa. Para alguém ganhar, obrigatoriamente outro tem de perder. Porém, se de um lado esse programa não pode ser considerado instrutivo e apenas entretenimento, de outro um olhar crítico pode trazer vários alertas, várias lições sobre como não se comportar no dia-a-dia corporativo.
Tendência ao negativismo
Analisando o programa, percebe-se que o ser humano tem uma tendência natural a receber estímulos negativos com mais freqüência, ou seja, toda vez que convidam para falar mal de uma pessoa a tendência é que se acabe caindo nesse conto e termine se envolvendo numa provocação que só vai construir inimizades e problemas na carreira. Percebe-se ainda, também, que as pessoas que reagem impulsivamente, de maneira emocional, tendem a ter mais problemas do que aqueles que conseguem respirar um pouquinho mais e pensar antes de querer tomar uma atitude.
Menos emoção
Logo, a reação emocional seguida do estímulo negativo são duas características extremamente comuns no meio corporativo e se você começar a controlar melhor esses dois aspectos reagindo com menos emoção aos estímulos negativos para falar mal de alguém, tenha certeza de que terá um grande ganho na sua carreira.