em

O que ponderar na hora de tomar uma decisão?

Riscos
Toda e qualquer decisão empresarial envolve uma variável chamada risco. Logo, decidir não está entre escolher o certo ou o errado, mas entre aquilo que é provavelmente certo ou aquilo que é possivelmente errado. Nunca se pode ter certeza de algo que nunca aconteceu. Assim o risco passa a ser um dos fatores que mais ajuda o profissional a entender que a sua decisão não pode nunca mais ser infalível.

Parte do processo
Variáveis chamadas incontroláveis como a economia, o tempo, as outras pessoas, podem fazer com que uma decisão simples gere consequências muito sérias para uma empresa somente porque uma dessas variáveis se alterou. Entender que o risco faz parte do processo é o primeiro passo para o gestor começar a analisar melhor uma situação. Desse modo ele pode descrever o tipo de risco que cada decisão possível pode gerar.

Acertar gera tranquilidade
Como exemplo, se a empresa tem um funcionário que está insatisfeito com ela, pode-se ignorar a situação, adverti-lo, orientá-lo ou até mesmo demitir esse funcionário. Contudo, para cada atitude dessas há um risco provável, um risco correspondente. A capacidade de nunca errar e de sempre acertar é o primeiro passo para dar tranqüilidade à decisão que todo profissional toma no cotidiano. Assim, não se deve esquecer que sem risco não há decisão e também não há decisão que não envolva de alguma maneira, riscos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.