em

O que o mercado espera dos profissionais hoje em dia?

De especialista a generalista

O mercado de trabalho de trabalho vem sofrendo alterações nos últimos tempos. Até aproximadamente a metade da década de oitenta valia aquele que era extremamente especialista, ou seja, aquele profissional que conhecia profundamente apenas um pedaço dos processos empresa. A partir da década de oitenta uma mudança aconteceu e então era valorizado o profissional que soubesse um pouco de cada coisa na empresa. Surgiu em contraposição ao especialista a função do generalista, uma pessoa de visão holística que entendesse por inteiro todos os negócios, todos os processos da empresa.

 

*****

Equalização

E finalmente, no início deste século, houve uma equalização entre o especialista e o generalista. Hoje as empresas querem o especialista com visão genérica. Significa que um profissional dentro de uma organização tem sim de ter uma noção clara sobre todos os processos que envolvem a empresa, entretanto ele deve ser especialista na área onde atua. A empresa prefere hoje ter um profissional que se destaque apenas numa área gerando, como se diz por aí, nota dez e sendo nota sete em todos os outros quesitos.

 

*****

Um pouco de cada

Essa é uma diferença sutil, mas perceba que antes da década de oitenta, você podia ser um profissional nota dez em matemática e zero em relacionamento com os colegas, que ainda assim era muito bem avaliado. Depois você precisava ser nota cinco em tudo, sem se destacar em nada. Hoje, o mercado é simples: nota dez num item e nota sete nos demais. Você tem de ter uma noção clara sobre várias coisas, mas ser muito bom em pelo menos uma delas. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.