em

O que fazer se adoro meu curso universitário, mas não me vejo exercendo a profissão?

Tem o seu lado bom

É cada vez mais comum encontrar profissionais exercendo cargos que são completamente distantes da área de conhecimento onde se formaram na universidade. Para algumas pessoas, principalmente para alguns jovens e seus pais, a hora de escolher o curso universitário é uma hora onde não se pode errar. Entretanto, é muito comum e até benéfico para o meio corporativo que profissionais de outras áreas exerçam, e bem, algumas atividades tidas como não correlatas à sua formação.

 

*****

Reconhecimento

É como, por exemplo, encontrar engenheiros atuando na área comercial, realizando vendas técnicas, ou então médicos atuando na indústria farmacêutica para orientar esses empresários sobre como se relacionar com os médicos. E ainda, profissionais da área de finanças atuando como comerciais e profissionais da área do marketing exercendo funções administrativas ou financeiras das empresas. Mas é necessário esclarecer para os jovens que estão em dúvida sobre qual curso universitário seguir que o mais importante não é se acertou no curso ou não, mas sim demonstrar para o mercado que reconheceu onde suas aptidões, onde o seu talento natural poderia ser melhor utilizado.

 

*****

Melhor qualificação

E aí, vem o mais relevante: que você conseguiu aprender muito na universidade, ainda que seja num curso que você apenas amasse estudar. Você não gostava da atividade do dia-a-dia, mas agora você consegue conectar esse conhecimento com outras funções. Nessa hora, você se torna alguém mais qualificado, alguém multidisciplinar. Significa um profissional que consegue entender, compreender e atuar em mais de uma área ao mesmo tempo. Por isso, meu amigo preste atenção. A escolha do curso universitário deve marcar o começo da sua carreira e não uma sentença irrevogável de trabalho no futuro.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.