em

O que fazer quando se está prestes a ceder às provocações de um colega?

Estratégia

Para algumas pessoas, a melhor maneira de vencer um combate é dominar o oponente, é ser mais forte que o seu inimigo sendo capaz de derrotá-lo a hora que quiser e como quiser. Entretanto, a estratégia verdadeira, aquela que empresários e profissionais inteligentes utilizam é justamente a que demonstra que mesmo sendo mais fraco se usar raciocínio, inteligência, é possível vencer a batalha. Também é assim com os conflitos individuais, com os conflitos de relacionamentos que acontecem nas organizações todos os dias.

 

*****

Não seja radical

Imagine o caso de um leitor que reclamou dizendo o seguinte: Tenho colegas que não perdem a oportunidade de debochar e de provocar ironizando sobre o meu desempenho. Eu sei que na empresa onde eu trabalho se errar um pouquinho serei motivo suficiente para que detonem uma verdadeira bomba na minha carreira. É nessas horas que confesso ser difícil e até mesmo impossível não reagir às provocações dos colegas. Pois bem amigo, a minha resposta a você é simples e direta. Quem disse que você não deve reagir? Ao contrário, saiba reagir com inteligência.

 

*****

Verdade pura e simples

Coloque a sua posição, porém sem cair na provocação do debate, da baixaria, da falta de respeito. A inteligência está em não fugir do confronto, mas jogar o confronto da ética, da honestidade e principalmente da verdade. Quem fala a verdade sem querer agradar aos outros tem muito mais probabilidade de se dar bem nas empresas. Já, aqueles que evitam os confrontos, deixam para se irritar quando já é tarde demais. É quando a alta gestão não sabe quem provocou e quem é o provocado. Nessa situação só há uma coisa a ser feita: demitir os dois. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.