Delimitar o potencial
Quando se fala de mercado consumidor a lógica é relativamente simples. Você tem fatias de mercado, você tem grupos de consumidores com características relativamente iguais. Assim quando uma empresa concebe determinado tipo de produto ou serviço, é muito que essa empresa tente delimitar ou determinar qual é o potencial desse mercado. Claro que quando uma empresa oferece um produto altamente diferenciado para um mercado muito restrito, muito pequeno, ela só tem dois caminhos diante de si.
*****
Estratégia difícil
O primeiro é elevar o valor de remuneração sobre a entrega de um produto ou serviço, isto é, aumentar literalmente o preço torcendo para que aqueles clientes que valorizam o diferencial continuem a fazê-lo, reconhecendo que o produto que estava sendo entregue era até barato. Como isso não é uma estratégia muito fácil, o importante é analisar se você não se estabeleceu num mercado muito pequeno e que às vezes é declinar de um pouco de diferencial e de um pouco de clientes também.
*****
Um tripé
Isso mesmo. Até perder alguns clientes para entrar em outro mercado, um mercado mais amplo, com mais pessoas dispostas a comprar, ainda que por um preço menor e com menos diferenciais. No mundo empresarial existe um tripé a ser equalizado: os diferenciais dos produtos e serviços que a empresa oferece versus o que o cliente reconhece como diferenciais versus o quanto um precisa cobrar e outro está disposto a pagar por aquela relação. Se o cliente efetivamente não tiver disposição para pagar o custo da empresa é bem simples: ou você muda ou você quebra. Pense nisso!