em

O que fazer quando o funcionário não toma decisões porque tem medo do futuro?

Ver o lado bom

Tão danoso quanto ter medo de perder algo ao tomar uma decisão é ter medo do que possa acontecer, ou seja, a pessoa fica às vezes tentando prever tudo o que pode acontecer de errado em vez de enxergar também o lado bom, aquilo que pode dar certo. Isto não significa abster-se, livrar-se totalmente da responsabilidade de tentar prever aquilo que pode complicar a sua situação no futuro.

 

*****

Evitando prejuízos

Entretanto, isso não seria problema se não fosse o único pensamento que a pessoa costuma ter, se não fosse a grande temática que impede a pessoa de tomar decisões e aí, automaticamente leva a pessoa à inércia. Lembro-me do caso do meu amigo Marco Aurélio que quando incitado a tomar decisões dizia que tinha de refletir com muito cuidado para não errar porque muita coisa poderia acontecer e lhe prejudicar. O problema do Marco Aurélio é que às vezes o ato de pensar levava dias, semanas, até meses e as ações não eram colocadas em prática.

 

*****

Praticar uma ação

O Marco Aurélio nos ensinava uma lição muito importante. Entre agir e errar, e não agir, não há dúvida de que é melhor ir adiante, é praticar uma ação. Pense comigo! Pessoas podem até morrer por conta de um erro médico, mas raramente pessoas vão ser salvas quando o médico não faz absolutamente nada para tentar salvá-lo. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.