em

O que fazer quando a alta gestão não quer olhar para o futuro da empresa?

Desejo de mudar

Para que uma mudança aconteça no meio corporativo são necessários dois requisitos básicos: vontade e perspectiva. A vontade refere-se ao comportamento da alta gestão. Conheço empreendedores que ordenam, autorizam que uma mudança aconteça, mas não estimulam, não participam e muito menos se envolvem diretamente nas mudanças que querem promover. Fatalmente será muito difícil que essa empresa consiga grandes resultados porque não basta apenas autorizar, tem de ter vontade, tem que haver por parte da alta gestão uma atitude inequívoca de que quer realmente que aquelas mudanças aconteçam.

 

*****

 

Boas perspectivas

Entretanto, mesmo que a alta gestão aja dessa maneira é necessário que ela partilhe com a sua equipe, de uma perspectiva de dias melhores. É que todo funcionário, todo profissional somente consegue se desprender do medo que a mudança acarreta se houver uma perspectiva inequívoca de que após as mudanças haverá um ambiente melhor, haverá um futuro melhor esperando por todos na organização. É obvio demais, mas é necessário lembrar que não se pode esperar um comportamento positivo das pessoas quando elas não têm a devida noção do que estão fazendo e, principalmente, por que estão fazendo.

 

*****

 

Despertar a vontade

Logo, meu amigo, guarde bem a lição de hoje: para promover mudanças na sua organização é necessário que a alta gestão não apenas autorize, mas incentive e participe, demonstre vontade de que as mudanças aconteçam. Associado a isso a alta gestão deve declarar de maneira inequívoca qual a perspectiva que essas mudanças vão gerar para a organização e para os funcionários. Agindo assim, com vontade e partilhando perspectivas boas para a equipe é que o empresário consegue implantar grandes alterações na sua organização.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.