em

O que evitar para não se tornar um inovador frustrado?

Objetivos
Todo empresário ou pessoa que se proponha a gerar uma inovação para o mercado deverá ter em mente que a inovação deverá ser concebida para atender necessidades ou gerar oportunidades para os clientes e não necessariamente para a empresa. Em alguns casos a inovação é revestida do que o empresário acha que o cliente quer e não necessariamente do que, na verdade, o cliente deseja. É o empresário tentando adivinhar o futuro, em vez de realmente analisar o cliente.

Calcular o tempo de retorno
Às vezes o empresário começa a oferecer vantagens com base naquilo que ele acha que é bom e não no que o cliente realmente considera bom. Outro aspecto que deve ser sempre muito bem calculado é a expectativa de retorno que se espera daquela inovação. Conheço inovadores que tiveram excelentes ideias, mas projetaram um tempo muito curto para que essa inovação oferecesse um determinado retorno. O resultado foi que um bom produto acabou sendo abandonado no mercado porque quem o concebeu não teve competência para levá-lo adiante.

Planejamento
Em resumo, dois pilares são fundamentais para que o empreendedor aumente as chances de sucesso naquele seu lançamento. Primeiro, entender o cliente e não tentar estabelecer diferenciais com base naquilo que o diretor ou o dono da empresa goste. O importante é o gosto do cliente. Segundo, fazer um planejamento detalhado sobre a expectativa real de retorno daquele investimento, pois se a expectativa for muito agressiva, um bom produto pode acabar sendo abandonado no mercado por não ter tempo de mostrar o seu valor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.