em

O que é mais importante no comportamento de uma equipe: satisfação ou paixão?

Caminhando juntos

Algumas pessoas tentam colocar satisfação e paixão como sentimentos completamente antagônicos e excludentes, ou seja, se tem um e automaticamente não se tem outro, ou vice-versa. Na verdade a paixão e a satisfação são apenas sentimentos diferentes que podem andar juntos, ou separados, o tempo todo nas empresas. Por exemplo, aquela pessoa que é apaixonada pelo que faz, é empolgada. Aquela pessoa que tem satisfação no que faz é dedicada.

 

*****

Custo-benefício

Aquela pessoa que tem paixão pelo que faz é inconsequente e vai até o limite das suas energias para poder realizar a tarefa. Já, aquele que busca a satisfação costuma ser uma pessoa comedida, ponderada, que mede bem o custo-benefício de cada atitude. E não há o certo ou o errado. Empresas precisam do sangue quente do apaixonado e também da ponderação e da sabedoria daquele que quer satisfação no que faz. A paixão induz as pessoas ao ímpeto, a atitudes impulsivas, enquanto que o profissional que busca satisfação tem na reflexão, na ponderação e, principalmente na ação do tempo certo o seu grande diferencial.

 

*****

Longevidade no emprego

Então qual dos dois é melhor ter na empresa? Sem dúvida alguma, se fosse para fazer uma eleição de prioridades, seria melhor ter profissionais que buscam a satisfação pessoal do que os movidos pela paixão. É que quem busca satisfação demonstra ter muito mais longevidade dentro da empresa, enquanto quem age pela paixão só continuará agindo assim enquanto ela durar. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.