em

O que é fluidez estratégica nas organizações?

Lição

Imagine que se tenha a capacidade de realmente construir um rio, de elaborar pela primeira vez e criar o curso de um rio do sul para o norte. A primeira coisa relevante é a gente analisar que tipo de profissional estará construindo esse rio. Se for um engenheiro, com certeza fará uma linha reta. Se for um arquiteto, surpreenderá pela maneira diferente de ponderar tudo aquilo. Se for por um executivo de pessoas talvez esse rio tenha muitas curvas. E qual é a lição que eu trago com essa estória? É que assim como o rio precisa ter curva, nem sempre a estratégia de uma organização consegue ser uma linha reta.

Entender

Por que isso acontece? Por um motivo simples! A estratégia é concebida e também executada por pessoas. Pessoas que compõem a organização e que têm diferentes níveis de qualificação, diferentes níveis de compreensão sobre a realidade onde atuam. Por isso quando se fala que as empresas precisam de fluidez não é necessariamente achar que basta fazer uma linha reta. Aliás, no exemplo do rio, muitas vezes é necessário ter curvas para diminuir a velocidade das águas e fazer com que o rio apenas contribua para as populações que vivem no seu entorno, em vez de descer numa linha reta e consequentemente ir levando tudo que encontrar pelo caminho.

Controle

Da mesma maneira, nas organizações, a fluidez significa ter o menor número de curvas possíveis, respeitando o tempo das pessoas. Fluidez estratégica é quando todos entendem a estratégia da empresa, compreendem e aderem ao planejamento. Fica mais fácil de todo mundo seguir na mesma direção. Resumindo, antes de construir um rio, entenda primeiro qual a capacidade que você tem de controlá-lo, pois pode criar mais problemas que alegrias na sua organização.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.