em

O que aprender com o tsunami que atingiu o Japão?

Elogios ao país
Nos últimos dias o mundo inteiro vem sofrendo, por solidariedade, com o que está acontecendo no Japão. O tsunami que varreu algumas cidades daquele país deixou um rastro de destruição, mas também um rastro de aprendizado. Por mais difícil que pareça sempre se pode aprender com uma desgraça. E aí vem os elogios ao país, ao Japão, um país acostumado a uma série de tragédias, mas que sempre mantém a cabeça erguida, que em vez de lamentar, procura se antecipar ao máximo àquelas possíveis tragédias que podem ocorrer naquela região.

Planejamento
Ainda assim, muito sofrimento se vê. Porém, vem uma pergunta: será que, se não houvesse todo um planejamento, toda uma perspectiva de futuro, desenhada com a devida antecedência, não teríamos hoje muito mais vítimas naquela região? Por mais que a dor da perda de milhares de pessoas exista, há que se reconhecer também a competência do governo japonês em antever as coisas, em agir com planejamento, em agir com antecedência, para evitar ao máximo que uma desgraça deste tamanho tivesse proporções ainda maiores.

Diminuir os prejuízos
É por isso que mesmo diante de tamanho fenômeno natural terrível, ainda podemos aprender com os japoneses uma lição importante: somente com planejamento um país inteiro, um estado, um município, uma empresa, um departamento ou uma pessoa podem evitar sérias complicações diante de uma tragédia que pode ser inevitável.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.