em

O que acontece quando a família acaba se profissionalizando?

Muda o ritmo

O tema profissionalização em uma empresa familiar tem um viés que pouca gente observa. Quando os familiares passam a ter mais comportamento profissional pode ser que as pessoas que trabalham na empresa não consigam acompanhar esse ritmo. É isso mesmo! Imagine comigo uma situação. Numa organização extremamente familiar, em que não há profissionalismo por parte dos membros da família, as pessoas que trabalham lá acabam sendo valorizadas e até mesmo permanecem na organização porque os sócios, os membros da família, valorizam este lado mais amador do que profissional.

Encontra espaço

Quando esses mesmos familiares descobrem como podem desempenhar muito mais a partir de conceitos de gestão, de profissionalização, sobra uma pressão para os profissionais que trabalham na empresa. É obvio, quando você trabalha numa empresa familiar, nem sempre quer dizer que você é o certo e os familiares os errados. Às vezes você é o espelho da incompetência que recebe. Agora, de outro lado, quando os familiares se profissionalizam e a pessoa que está na empresa era alguém represado, alguém que era contido para demonstrar todo o seu potencial, é muito bonito de se ver o quanto essas pessoas que não são da família acabam encontrando espaços para dar tudo que podem em prol da empresa.

Acompanhar

Resumindo, profissionais que atuam em empresas familiares devem entender que quando houver a profissionalização dos membros da família, você que trabalha naquela organização deve também seguir esse ritmo, sob pena de ficar para trás. Eu convido você a continuar enviando a sua dúvida, a sua sugestão para o e-mail [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.