em

O meio empresarial é como a política?

Articulação
Apesar do feriado de finados o assunto da semana é com certeza a eleição da nova presidente da República, Dilma Rousseff. Entretanto algumas pessoas se questionam se ela vai ter a mesma articulação, o mesmo poder político que tinha Lula, que conseguia fazer com que o congresso apoiasse suas iniciativas, principalmente as mais polêmicas. Então, um leitor pergunta por email se o meio empresarial é como na política, onde sem apoio não se consegue governar. A resposta simples e direta é sim. Assim como no meio político, no meio empresarial, se um gestor não consegue o apoio da sua base fatalmente terá sérios problemas para fazer a empresa seguir adiante.
 
Espírito coletivo
Explico citando o caso do Otávio que assumiu o cargo de gestão numa grande indústria, sendo responsável por um departamento com mais de 300 funcionários, acreditando que podia fazer o que bem entendesse e que todos os funcionários deveriam apenas obedecê-lo. Ele desprezou uma das maiores forças existente dentro de uma organização: o espírito coletivo para reagir e boicotar. Não é preciso dizer que após 90 dias a alta gestão da empresa começou a questionar que resultados o Otávio viria a apresentar no final do ano, por um motivo muito simples. Tudo o que o Otávio prometia e não cumpria, era acompanhado da desculpa de que a sua equipe não estava capacitada, que a sua equipe não era comprometida com os objetivos da empresa.

Flexibilidade
O Otávio só não foi demitido porque acordou antes que fosse tarde e passou a conquistar o apoio das pessoas chave entre aqueles 300 funcionários. Nessa nova realidade o Otávio dedicou tempo para essas pessoas e mais, ele abriu mão, ele negociou e muitas vezes flexibilizou situações que no momento inicial jamais teria aceitado. Logo, o meio empresarial é como a política. Se não tiver apoio o gestor tem sérios problemas para fazer com que a equipe produza tudo o que pode para sua empresa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.