em

Nossa Chácara Urbana – Margherita Masini

Bem na região central, próximo de bairros elegantes de casas luxuosas, temos este local abandonado, contrastando com a Vila Nova, repleta de problemas sociais, violência, drogas, esgoto a céu aberto, entre tantas outras coisas do gênero.

A conhecida “Chácara Dantas” ganhou o status de parque, durante uma certa gestão passada, bastante popular por sinal. Após sua inauguração, tínhamos uma estrutura interessante, com trilhas asfaltadas, pequeno lago com peixes, paredão rochoso, jardins organizados, sanitários de alvenaria, casas de madeira, portaria, entre outras coisas.

Um local de encontro, de atividades educacionais, de passeios, de crianças correndo, do cheiro de mato e ar puro, em meio a árvores, pássaros e ambiente natural.

Durante algum tempo, fiz estágio neste local, e acompanhei uma bonita fase do parque. Tínhamos até segurança por lá. Na época natalina, os ornamentos eram muito bonitos, com apresentações especiais inclusive.

Então o tempo foi passando. Aquela gestão foi embora, outras vieram e o bonito parque foi sendo deixado de lado, sofrendo todo o tipo de violência e vandalismo. A depredação foi completa, não sobrando muita coisa em pé, a não ser as próprias árvores.

Então chegamos, ao ponto de termos drogas e drogados, utilizando este local, para consumir suas substâncias tóxicas e vícios diversos. Notícias entristecedoras, que demonstram a falta de apoio e valorização ao patrimônio público.

Não tinha outra solução, a não ser fechar os portões do antigo Margherita Masini. Mas se esqueceram, que o mesmo, era rodeado de cercas, fáceis de serem violadas. O descaso total chegou ao seu ponto máximo.

Enquanto isso, a própria população, a qual paga através dos seus impostos a manutenção destes locais, ficou sem esta área verde de recreação e descanso.

Ainda bem, que tempos pessoas interessadas, para vermos novamente os cuidados necessários, na organização e reconstrução, inclusive com a possibilidade de termos ali atividades, para a nossa infância e outras mais. Um sonho que vale a pena ser sonhado novamente.

Então poderemos retornar as nossas trilhas, com segurança principalmente, qualidade de vida e apoio do poder público municipal, na proteção do meio ambiente local.

“A saudade é como o sol de inverno: ilumina sem aquecer.”

(BERILO NEVES)

Ainda em tempo, hoje 19 de Novembro é o Dia da Bandeira Nacional. Aquela mesma de minhas aulas de OSPB, quando aprendíamos a respeitar os Símbolos Nacionais, algo raríssimo em nossa bagunçada realidade. A “Ordem” que muitas das vezes virou desordem e o “Progresso” que na maioria das vezes dá a mão ao retrocesso e estagnação.

Excelente quinta feira de reflexões. Em frente sempre!

Emerson Pugsley

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.