Tentando melhorar
Realmente não. É que muitas vezes treinamentos ministrados de maneira equivocada, não direcionada e aleatória, podem provocar dentro da equipe mais questionamentos, mais dúvidas do que soluções e certezas. Tome aqui o seguinte exemplo: uma organização costuma vender produtos chamados no mercado como comodities, aqueles produtos que podem ser encontrados em várias lojas e cujo único diferencial acaba sendo o preço. O empresário, o gestor dessa organização querendo melhorar a performance dos funcionários, contrata um treinamento sobre atendimento, acreditando que esse treinamento poderá melhorar ainda mais a sua empresa.
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Teoria e prática
Acontece que a característica básica de uma empresa que vende produtos padronizados é sofrer grande pressão nos seus custos porque toda a briga final com o cliente é o preço. São as chamadas empresas posicionadas em baixo custo. Essas empresas têm dificuldades em oferecer um atendimento acima do normal, pois afinal a planilha de custos da empresa não consegue absorver isso e ainda praticar preços baixos. Contudo, o empresário ministrou um treinamento para os seus funcionários onde eles devem diferenciar e personalizar ao máximo a relação com o cliente. Percebeu o antagonismo, o conflito de idéias entre o que o treinamento diz e o que a empresa pratica?
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Uma questão de adequação
Fatalmente os funcionários em vez de se preocuparem em dar velocidade e apenas atender relativamente bem os clientes passam agora a aplicar tudo o que aprenderam no treinamento cujo atendimento é o diferencial, e não o preço. Nesses casos o treinamento além de não ajudar nada, ainda acabou criando confusão na empresa. Por isso amigo, entenda bem que nem todo treinamento vai gerar resultados positivos para sua empresa. Somente aqueles que forem adequados, customizados para sua organização e que podem melhorar o desempenho da sua empresa.
(Luciano Salamacha)