em

MPF no combate à corrupção

Levantamento divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF) por ocasião do Dia Internacional de Combate à Corrupção mostra o trabalho que a Procuradoria da República vem desenvolvendo para punir agentes públicos envolvidos em casos de corrupção e para recuperar as verbas desviadas. Pelo menos 382 ações de improbidade administrativa e 259 denúncias contra prefeitos e ex-prefeitos de 17 estados foram propostas de janeiro a novembro de 2011 pelas unidades do MPF. Os principais casos são relativos a desvios de verbas públicas, não prestação de contas, corrupção, crime de responsabilidade, peculato e concussão. Na região, o caso de maior vulto foi a ação proposta em relação às irregularidades na licitação de merenda escolar em Castro.

Cancelas em passagens de nível

Começa a ser discutido na sessão ordinária desta segunda-feira, em Ponta Grossa, projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de cancelas em passagens de nível -pontos em que a linha-férrea cruza a área urbana- na cidade. Hoje, existem 85 passagens de nível no Município, sendo que uma das mais problemáticas fica na Avenida Monteiro Lobato. Em outubro, uma menina de oito anos morreu ao ser atropelada em uma destas passagens.

Programa

O presidente da Executiva Estadual do PSD e deputado federal, Eduardo Sciarra, destacou o lançamento da fundação de estudos e formação política do partido, chamada de espaço democrático, nesta semana. Sciarra integra o conselho temático nacional que discute questões atinentes à infraestrutura.

‘Soldados voluntários’ na PM

Com a proposta que institui no Paraná o serviço auxiliar voluntário na Polícia Militar, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) avalia que o governo estadual está buscando uma maneira de driblar o concurso público. Veneri examinou o projeto encaminhado pelo governador Beto Richa (PSDB) à Assembleia, que prevê a contratação de até 1,5 mil ‘soldados PM Voluntários’ para atuar na Corporação. O projeto determina que as contratações, através de processo seletivo próprio, serão dirigidas às áreas administrativa, de saúde e defesa civil.

Relatório da CPI do SUS

Os deputados estaduais votam na segunda-feira, em primeira discussão, o projeto de resolução nº 33/11, de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Leitos do SUS, que trata do encaminhamento do relatório final da CPI. Os parlamentares que integram a Comissão vistoriaram mais de 30 instituições hospitalares do Estado, inclusive, em Ponta Grossa. O relato da CPI dos Leitos do SUS é o deputado que representa Ponta Grossa e região, Marcelo Rangel (PPS).

JOGO RÁPIDO

O vereador Edilson Fogaça de Almeida (PTN) postou no Twitter: A 2a. Turma do STJ, por unanimidade, considera ilegal toque de recolher nos municípios para menores de 18 anos a partir da 22 horas.

Da Carta Aberta de Ponta Grossa: Indignar-se é participar das entidades civis organizadas, de forma que sejam fortalecidas e que a cada dia se possa utilizar e aperfeiçoar mais a tecnologia da informação como instrumento de prevenção e investigação de ações de combate à corrupção.

Também pelo Twitter, o deputado federal João Arruda (PMDB) registra: Apresentei um PL q isenta prefeituras de municípios de até 50 mil habitantes,de imposto federal na compra de combustível e lubrificante.

Os parentes de desaparecidos políticos entregaram sexta-feira cerca de 20 representações ao Ministério Público Federal sobre os casos de desaparecimentos forçados durante a ditadura militar. Os parentes pediram o fim da impunidade dos responsáveis pelas torturas e mortes dos ativistas políticos.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.