em

Mais cargos de assessor

Se a expectativa de toda a comunidade com a reforma administrativa na Câmara Municipal é pela redução de cargos e o consequente enxugamento de gastos, entre os vereadores uma ideia aparece na contramão desse pensamento. Segundo alguns colunistas locais, foi levantada entre os integrantes da Mesa Executiva a possibilidade de criar um quarto cargo de assessoria parlamentar nos gabinetes. O presidente da Câmara, Maurício Silva (PSB), estabeleceu com os demais membros da Mesa um pacto de silêncio em torno da proposta, não adiantando detalhes até que o projeto esteja fechado. Vereadores admitem, contudo, que a ideia do quarto assessor está em pauta nas reuniões que vêm discutindo a reforma. Se vai vingar ou não, só daqui a algumas semanas para saber.

Definições

Para a semana que se inicia está prevista uma nova reunião entre os membros da Mesa Executiva, a fim de delinear a proposta que irá encaminhar a readequação do quadro funcional do Legislativo. Por enquanto, os vereadores estão no aguardo do estudo sobre o impacto financeiro que as mudanças irão ocasionar. Os parlamentares garantem que o trabalho está na reta final e que dentro de, no máximo, 15 dias, o projeto poderá ser protocolado.

Pela região

Presidente municipal e coordenador regional do PMN, o vereador George Luiz de Oliveira esteve na última semana visitando os municípios de Ivaí, Imbituva e Campo Largo. O objetivo das visitas, de acordo com ele, é organizar o partido com vistas às eleições de 2012 e 2014. Teremos outra conjuntura, em condições de dar suporte maior às nossas candidaturas. Não queremos negociar o partido, nosso interesse é fortalecê-lo, garante George, que também é secretário geral do PMN no Paraná.

Retorno

Após dez dias de recesso branco, a Assembleia Legislativa do Paraná retoma amanhã seus trabalhos plenários. Os deputados darão sequência à votação de um conjunto de vetos do Executivo que estavam represados na Casa há um bom tempo. Para a primeira sessão pós-carnaval serão nada menos que 24 vetos a serem apreciados. O objetivo do presidente Valdir Rossoni (PSDB) é limpar a pauta de vetos, que desde a retomada dos trabalhos acumulava 176 projetos.

Denominação

Na terça-feira acontece mais uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que tem entre os projetos a serem analisados um de autoria do deputado ponta-grossense Marcelo Rangel (PPS). A proposta em questão denomina de Enfermeiro Francisco Aparecido o hospital geral do município de Telêmaco Borba. Outro projeto em pauta, de Luiz Eduardo Cheida (PMDB), institui cursos de capacitação profissional obrigatórios a todos os funcionários em cargos de comissão do Estado.

Mansur depõe

Na Câmara Municipal, está agendado para amanhã, às 16h30, o depoimento do médico Antônio Mansur, ex-diretor clínico do Hospital Municipal, à Comissão Especial da Saúde. Segundo o presidente da comissão, vereador Júlio Küller (PPS), o médico foi chamado por conta de sua experiência nos setores público e privado, que lhe confere condições de apontar algumas das questões mais problemáticas na área de saúde.

Reserva de vagas

Para a sessão de amanhã estão relacionados apenas três projetos. Um deles, de autoria da vereadora Alina de Almeida César (PMDB), prevê a reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados para idosos. Outra proposta, de Márcio Schirlo (PSB), cria uma campanha permanente de orientação à população, para que deposite lixo em local adequado. O último item da pauta é do Executivo, alterando natureza jurídica de imóvel.

Ano da Holanda no Brasil

O Ano da Holanda no Brasil, lei do deputado federal Luiz Carlos Hauly (atual secretário de Estado da Fazenda), recebeu a sanção presidencial no último dia 4. A presidente Dilma Rousseff (PT), em ato oficial, sancionou a lei que homenageia os imigrantes holandeses e seus descendentes, que neste ano comemoram o centenário de uma história de lutas e conquistas iniciadas no município de Carambeí. O lançamento oficial será realizado pela Embaixada do Reino dos Países Baixos, em Brasília, na próxima quinta-feira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.