em

Inédito ouro olímpico recupera auto-estima do futebol brasileiro

por Fabrício Ribeiro

 

Enfim, o sonhado ouro olímpico foi conquistado pelo futebol brasileiro, nos Jogos do Rio de Janeiro. Queira o u não, agora somos sim os maiores vencedores do planeta bola. Era o único título que faltava na galeria do nosso futebol pentacampeão mundial, então, invejado pelo resto do mundo. Todo reconhecimento aos outros medalistas tupiniquins, mas o triunfo do ouro no futebol masculino foi, sem dúvida, especial.

A poderosa Alemanha veio determinada a repetir a façanha da recente Copa do Mundo. Jogou bem e quase conseguiu dentro do seu eficiente pragmatismo.  Empatou a partida em 1 a 1, mas no final, sucumbiu diante a garra brasileira. Esta seleção olímpica mostrou atitude e vestiu a camisa canarinho com respeito, coisa que andava em falta ultimamente. Assim, a glória veio como tinha de ser, e no templo mais carismático do futebol mundial, o Maracanã.

Todos os méritos para a grande defesa do goleiro Weverton, após o chute a queima roupa do alemão Petersen. Depois, a frieza e categoria do craque Neymar, que na última e derradeira cobrança, colocou bola num canto e goleiro no outro.  Assim, finalmente soltamos o grito de campeão para a eternidade.

A verdade, sim, é que não exorcizamos o fatídico 7 a 1, mas vencemos eles numa decisão peculiar e mostrou que ainda estamos vivos.  Com certeza, há muito para se fazer por aqui, porém, surgiu aquela esperança para a próxima Copa do Mundo. Aos alemães, ficou a constatação de que apesar de tudo, ainda é preciso respeitar o futebol brasileiro.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.