em

Gringo por gringo, o que vale é bola na rede

Não sei se é algo a ver com a globalização, mercado da bola, ou até mesmo aquela tal desqualificação dos administradores do nosso futebol brasileiro. Pode ser, sim, simplesmente sinal dos tempos. Mas, o fato que é que hoje as equipes profissionais dos principais clubes brasileiros estão forradas de estrangeiros, e de longe, não são aquelas pérolas.

Por aqui, clubes como o São Paulo, Flamengo ou Grêmio, por exemplo, sempre tiveram gringos na foto oficial. Mas, eram figuras pontuais. Eram autênticos craques de bola que mereciam jogar no Brasil, então identificado como o país do futebol, de Pelé e Cia. Contudo eram jogadores que vieram e fizeram história nesses clubes. Criaram uma identidade com a torcida. Isso até final dos anos 1990.

A partir disso, a coisa virou uma farra. Os craques brasileiros jogam seis meses e se mandam do Brasil, muitas vezes sem sequer ganhar um estadual …Hoje, um clube como o Flamengo, por exemplo, tido como representante clássico do futebol brasileiro e revelador de talentos, tem sete gringos. Caros e ocupando espaços como protagonistas, mas que não chegam nem perto dos que fizeram isso no passado, não há mais tempo para isso , entre outras coisas.

Será que não existe mais talento no Brasil? Afinal, para que servem as categorias de base nos clubes brasileiros hoje em dia? Só para atender as necessidades do tal mercado da bola, janela e tudo mais? Essa relação entre mercado e futebol, que envolve paixão, tradição e identidade não está sendo benéfica para o esporte. O Barcelona fez 6 1 no PSG, com os gringos Neymar, Messi e tals…bom para os espanhóis e para quem, claro, está ganhando dinheiro com isso.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.