em

Futebol brasileiro se transformou num jogo de pebolim

Enfim, a bola começou a rolar pelo Campeonato Brasileiro e após as duas primeiras rodadas já ficou evidente o equilíbrio na maior competição nacional. Contudo, nosso futebol não é mais o mesmo e o que me deixa desanimado é o discurso dos principais protagonistas e da maioria dos comentaristas Brasil afora. Todos só falam em marcação e nada mais.

Hoje,os goleiros praticamente só assistem as partidas e são exigidos duas ou três vezes na média.  Aquele futebol que foi o melhor do mundo, atualmente se parece mais com um jogo de pebolim, com raras exceções.  É todo mundo forte, correndo e preenchendo espaços enquanto a bola vai e volta de uma intermediária à outra. Um verdadeiro perde e ganha no meio campo, porrada e reclamação. Se por acaso der para balançar as redes, beleza! Mas se tomar um gol, a suposta falha na marcação vira o assunto da semana.

Aí, treinador sai dizendo que vai trabalhar para acertar a defesa, pedem contratação de volantes e tudo mais. Enquanto isso, continuamos a ver em campo atacantes de baixo nível, jogadas óbvias, burocráticas e chances desperdiçadas de forma bisonha. Essa é a cara do atual futebol tupiniquim, que abandonou o drible, o chute bem colocado de fora da área e a atitude para tentar uma jogada de improviso.

Basta  ver as aulas que os times brasileiros tomam na Copa Libertadores e com certeza os 7 a 1 não foram à toa. Marcar é preciso, mas, sem dúvida, atacar é fundamental. Esse é o objetivo do jogo, que o nosso futebol desaprendeu a fazer.18:20:08

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.