em

FAO lança em Curitiba Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo

Foi lançado no dia 29 de agosto, no auditório do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba, o 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo. Criado para chamar a atenção da sociedade civil e dos organismos públicos para a importância da agricultura familiar na segurança alimentar e economia, o prêmio foi instituído pela Unidade de Coordenação de Projetos da ONU/FAO para a Região Sul do Brasil, com o patrocínio da Itaipu Binacional, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema das Cooperativas de Crédito Rural (Cresol), Sicredi, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge), Federação Interestadual Sindicatos Engenheiros (Fisenge), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e com apoio institucional dos sindicatos da categoria dos três estados do Sul e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), além de 40 outras entidades que envolvem cooperativas, trabalhadores rurais, sindicatos e associações profissionais.  A primeira conquista deste prêmio é a integração da FAO com os sindicatos de jornalistas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e as mais de 40 entidades que se envolveram direta e indiretamente na realização deste projeto. Assim, Carlos Biasi, oficial da FAO na região Sul do Brasil, resumiu o lançamento. A FAO tem um grande orgulho deste prêmio que, certamente, terá reconhecimento mundial, contou Gustavo Chianca, representante da FAO no Brasil.

O jornalista pode ajudar a erradicar a fome. As reportagens que, a partir de hoje, serão inscritas nesse prêmio certamente vão contar histórias que se tornarão exemplos do caminho em busca da segurança alimentar, tão desejável e fundamental para a vida, disse Mario Milani, oficial de comunicação da FAO e coordenador do prêmio. A sociedade, de forma geral, não sabe como é produzir alimento, falou Norberto Anacleto Ortigara, secretário de Agricultura do Estado do Paraná. A fome não se resume ao mendigo que anda nas ruas. A fome está no seio das famílias brasileiras, comentou Milani. Todo o esforço que se faça para ajudar a agricultura familiar é muito bem vindo, completou o secretário.

O 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo vai distribuir R$ 54 mil em prêmios para as melhores reportagens sobre agricultura familiar publicadas em veículos de comunicação dos três estados do Sul – mídia impressa, mídia digital e radiofônica. A novidade é que todo o processo de inscrição acontece online, no site www.premioagriculturafamiliar.jor.br, onde também é encontrado o regulamento do prêmio. Podem concorrer jornalistas dos três estado do sul do Brasil, com matérias publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2014.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.