em

Estudando e pensando no futuro!

Como uma educação de qualidade pode influenciar na conquista por um bom lugar no mercado de trabalho? Como esse assunto pode ser trabalhado dentro da sala de aula, sem pressionar os jovens? Para responder essa e outras questões, conversamos com a responsável pelo Serviço de Orientação Educacional do Colégio Medianeira, Roberta Uceda. Acompanhe!

Como carreira e profissão podem ser trabalhados nas aulas?

Através do trabalho das disciplinas, ao abordarem conteúdos específicos relativos a cada área do conhecimento, estabelecendo relações com as práticas cotidianas e contextualizando com a realidade mediata.

Como a educação pode contribuir na inserção do mercado de trabalho?

Desenvolvendo um processo que vise a excelência acadêmica e humana, na busca por sujeitos competentes, críticos, autônomos e criativos, em que o conhecimento seja elemento fundamental na leitura de mundo e de realidade, contribuindo efetivamente na forma de ser e de agir de cada um.

A responsabilidade com os compromissos reforça o comprometimento?

Com certeza, pois o comprometimento que buscamos ter como profissionais nasce do sentido e significado daquilo que fazemos em nossas vidas. Dessa forma, acredito que o ideal pessoal e profissional transparecem na forma com que atuamos e somos em nossa pratica diária, e isso acaba sendo reconhecido pelos alunos.

Como a escola pode ajudar um jovem a traçar melhor seu perfil?

Estimulando seu autoconhecimento, através da percepção de suas afinidades por determinadas áreas do conhecimento, da pesquisa sobre as várias profissões na atualidade e projeções das funções desempenhadas por cada uma. Também propiciando um contato mais direto com locais de trabalho e contato com profissionais inseridos nas diversas profissões.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.