em

Especialista em RH esclarece dúvidas sobre eSocial

Por conta das novas regulamentações do governo federal no âmbito das relações trabalhistas, como por exemplo, o eSocial, percebeu-se uma preocupação das empresas no entendimento e operacionalização dessas novas medidas. Para entender o impacto dessas medidas na implantação do eSocial, conversamos com Shirley Schade, especialista em eSocial de uma Organização de Recursos Humanos.

Qual a finalidade da criação  do eSocial?
O eSocial é um projeto do governo federal que vai coletar as informações descritas no objeto do eSocial, armazenando-as no ambiente nacional do eSocial, e isso possibilitará aos órgãos participantes do projeto sua efetiva utilização para fins previdenciários, fiscais de apuração de tributos e do FGTS. Atualmente os empregadores são obrigados a informar diversas declarações e documentos (MANAD, SEFIP, CAGED, DIRF, RAIS, PPP, entre outros) que possuem as mesmas informações, com o eSocial os empregadores irão prestar informações de forma unificada e padronizada, eliminando erros e reduzindo custos operacionais.

Quais impactos para as empresas e o RH?
O impacto será para toda a empresa, pois o eSocial exigirá informações de diversas áreas. O RH tem responsabilidade em cerca de 60% dessas informações, estando também inclusa a parte referente à segurança e medicina do trabalho. No entanto existem outras áreas que também estão envolvidas como a área financeira, contábil, fiscal e jurídico. Isso faz do eSocial um projeto que envolve um esforço sistêmico de várias áreas de negócio nas organizações. O RH deverá alinhar o processo de admissão, afastamentos, desligamentos, conforme os prazos do envio dos arquivos solicitados no eSocial. Atualmente temos as informações ocorrendo mensalmente ou anualmente, com o eSocial essas informações serão enviadas pontualmente e alguns arquivos no final do mês.

Como as empresas estão se estruturando para a implantação?
Como o governo ainda não liberou a versão final do Manual de Orientações do eSocial e o cronograma extraoficial aponta o início da implantação do eSocial somente para 2015, aqui na nossa organização estamos nos adiantando fazendo o censo dos nossos colaboradores que ajudará na qualificação cadastral no site do governo. Essa qualificação trata-se de uma etapa preliminar do eSocial que deverá reunir a identificação dos colaboradores por meio do – PIS , CPF , data de nascimento e nome. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.