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Ensinar disciplina para um funcionário estilo “rebelde”?

Uma questão de valores

Na pedagogia há várias formas de se transmitir conhecimento para alguém, mas quando o assunto é mudar a atitude das pessoas não há fórmulas mágicas, e sim boas práticas que se forem seguidas podem contribuir para a mudança que deve ocorrer. Exemplifiquemos com uma determinada empresa aonde um funcionário extremamente competente vem desdenhando das regras, por questões que ele considera sem importância, mas que a empresa tem como valores fundamentais.

Força provoca rebeldia

A alta gestão pode querer forçar o funcionário a entender o que é disciplina, cobrando, exigindo e punindo caso ele não se adapte e não siga as regras da organização. O problema é que na maioria dos casos em que se tenta forçar disciplina o que se consegue é rebeldia ainda maior. Já, se a alta gestão começar a analisar a situação do ponto de vista do funcionário e não do gestor, passará a entender os motivos que levam o funcionário a ser rebelde. Se o motivo for considerar de pouca importância aqueles rituais, a saída é esclarecer o quão importante para a organização são aqueles procedimentos.

Entendendo os motivos

Já, se de outro lado, for uma espécie de pirraça, de provocação que o funcionário faz com sua gestão, é necessário entender que motivos ele tem para querer gerar essa provocação. Normalmente é uma espécie de reação ao mau tratamento recebido e aí amigo, em vez de querer consertar o profissional, o melhor é consertar o estilo que a chefia usa para implantar a sua gestão.

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