em

Em tempos de crise, como fazer o planejamento de uma carreira profissional?

Não se condicione

Que o Brasil esta vivendo uma severa crise, ninguém duvida e não é necessário sequer tentar provar que os índices econômicos realmente estão ruins, que o desemprego está solto e mais, que as empresas estão passando por sérios ajustes revendo seu quadro de funcionários e consequentemente realizando demissões. Por isso mesmo é que nestes momentos é que vale o planejamento profissional de alguém, pois algumas pessoas acham que planejar carreira é condicioná-la a um determinado local.

 

*****

Atualize

Um profissional de verdade se preocupa em elaborar um plano para sua carreira seja na empresa onde trabalha atualmente, seja em outra organização qualquer. O primeiro passo é sempre manter o currículo atualizado. Isso mesmo! Manter o currículo atualizado não para pedir emprego, mas para entender o quanto você está consoante, fiel ao cumprimento daquilo que planejou. É importante também você entender que em momentos de crise, justamente o planejamento é que salva a carreira de um profissional. É entender aonde quer chegar e ter ciência do que terá de realizar para poder chegar onde tanto sonha, onde tanto almeja.

 

*****

Não use desculpas

Algumas pessoas costumam usar o que eu chamo de desculpas verdadeiras, aquelas que a pessoa se baseia em fatos reais, mas que continuam sendo apenas uma tentativa para justificar porque não levaram as coisas adiante. Evidentemente em época de crise as coisas não são fáceis, mas quem disse que planejar significa estabelecer apenas um cenário otimista onde nenhuma dificuldade poderá existir? Resumindo, meu amigo, reveja urgentemente o seu planejamento pessoal e profissional, pois afinal, em época de crise é que o planejamento se justifica em toda a sua dimensão. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.