em

É falta de ética procurar outro emprego quando se tem o medo de ser demitido?

Liberdade de escolha

Todo profissional tem direito de buscar uma nova colocação no mercado, a hora que bem entender, mesmo que esteja empregado. Afinal, nenhuma empresa comprou a sua alma, seu direito de ir e vir, e muito menos pode impedir que você profissional busque livremente, e de maneira anônima, outras colocações no mercado. Contudo, existe um aspecto importante que deve ser ponderado antes de você começar a fazer isso. Responda a três perguntas básicas. Primeira: Você gosta de trabalhar onde está?. Se a resposta for sim você deve tomar cuidado para não querer buscar soluções longe de onde você se encontra.

 

*****

 

Auto-análise

Muitas vezes a sua chefia é receptiva. É uma chefia que constrói relacionamentos baseados na confiança e você pode muito bem conversar abertamente com o seu gestor a respeito do seu medo de ser demitido. A segunda pergunta que deve ser feita é o que mudou na empresa para que você tenha agora a sensação de que será demitido. Você pode perceber que muitas vezes as mudanças não são relacionadas a você e tudo o que está acontecendo é meramente o efeito do medo que você criou ou uma dedução que você fez sobre uma realidade que não vai se configurar.

 

*****

 

Seus reais interesses

E a terceira pergunta é se você está disposto a lutar para permanecer trabalhando nessa empresa. Se a resposta for sim, o que você deve fazer é olhar agora para o seu desempenho. É ser o mais crítico dos chefes de si mesmo e exigir que a cada instante o seu desempenho seja ainda maior. Lembre-se amigo de que boas empresas nunca querem perder grandes profissionais. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.