Tacyana Schmidt
O que é a Síndrome do Pânico?
Síndrome do Pânico é um distúrbio psicológico que origina episódios repentinos e recorrentes de forte ansiedade e medo, associado a uma série de reações físicas e emocionais como pavor, nítida sensação de que vai morrer, enlouquecer e perder o controle. Ela pode ser confundida com a fobia, onde o medo está associado a uma situação ou objeto específico. O episódio de pânico ocorre subitamente, sem nenhuma causa ou gatilho aparente, podendo ocorrer mesmo quando a pessoa está dormindo.
Como é tratado normalmente a Síndrome do Pânico?
Segundo a Associação Nacional da Síndrome do Pânico, a síndrome do pânico pode ser tratada de algumas formas, através de drogas ( clínico- medicamentoso), psicoterapia ou tratamentos complementares, o manejo das crises de pânico baseia-se principalmente na tranquilização do paciente com sintomas de caráter passageiro (cerca de 10-30 minutos), instruir ao paciente para que ele respire pelo nariz e não pela boca, enfatizando a importância de ele tentar controlar a frequência de inspirações no intuito de não hiperventilar. Aproximadamente 12% da população é ansiosa, o que representa 24 milhões de brasileiros com transtorno de ansiedade. Estima-se que 23% da população brasileira terá algum tipo de distúrbio ansioso ao longo da vida.
Acupuntura como Tratamento Complementar na Síndrome do Pânico, pode ajudar?
Com certeza! Neste universo de buscas curativas, a Acupuntura que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, tem se projetado com ótimos resultados para aliviar seus sintomas e em um grande número de casos obter o equilíbrio da cura tão almejado.
Como a Medicina Tradicional Chinesa trata o paciente?
A visão holística adotada pela Medicina Tradicional Chinesa destaca que os pensamentos e as emoções influenciam diretamente na força vital (energia da vida), aumentando, ou diminuindo o fluxo de energia pelo corpo. As perturbações psíquicas, relacionadas às emoções, podem perturbar diretamente os órgãos e as alterações orgânicas, podem agir sobre o psiquismo.
O que é Acupuntura?
Acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, criada há mais de dois milênios na China, sendo utilizada em vários países e recomendada pela Organização Mundial da Saúde como Práticas Integrativas e Complementares, que se utiliza da colocação de agulhas metálicas em pontos específicos para harmonizar, preservar ou devolver a saúde. É um tratamento de ação rápida, que atinge três níveis no corpo: o local, espinhal e supra- espinhal, que resulta na liberação de várias substâncias principalmente neurotransmissores como:
• Dinorfina (regula a percepção dolorosa, o ânimo e a aprendizagem).
• Serotonina (regula o sono, o apetite).
• Noradrenalina (regula o humor, a ansiedade).
• Histamina (regula a atividade inflamatória).
• Dopamina (regula as emoções, o prazer).
A prática da Acupuntura pode estar associada a moxabustão, ventosaterapia, eletroacupuntura ou auriculoterapia.
Quais os resultados da Acupuntura na Síndrome do Pânico?
A Acupuntura se mostra promissora no tratamento da Síndrome do Pânico, por gerar a liberação de substâncias na circulação sistêmica que proporcionaram aos pacientes relaxamento muscular e psicológico, diminuição da frequência cardíaca e das percepções desconfortáveis de medo e insegurança, melhora do sono e da qualidade de vida.
Convidada da semana
Tacyana Schmidt – Acupunturista do Espaço Orion Saboaria e Aromaterapia.
Endereço: Praça Margarida Malucelli Moro nº 59. Vila Estrela.
(42) 991561-970 / (98) 99152-5128
Graduada em Enfermagem pela UNISUL
Especializada em Acupuntura pelo CIEPH
Especializada Enfermeira Esteta pela UNYLEYA
Especializada em Saúde da Família pela FUTURA
Cursos em: Eletroacupuntura e Laseracupuntura pela TECH ACCUS
Acupuntura no controle da dor pelo CIEPH
Acupuntura Estética pelo CIEPH
Aprofundamento em Acupuntura, Tuina e Medicina Interna pela SHANDONG OF TCM UNIVERSITY NA CHINA.