em

Cresce nas indústrias do Paraná o uso de consultoria especializada no recrutamento de executivos

Segundo dados atualizados do departamento econômico da Federação das Indústrias do Estado Paraná (Fiep), está havendo um aumento na percepção dos empresários e dirigentes industriais quanto à escolha de consultoria (headhunter) especializada em selecionar executivos e mão de obra estratégica para suas empresas.

Sondagem realizada há vinte anos

Os dados fazem parte da XX Sondagem Industrial- A Visão dos Líderes Industriais Paranaenses, realizada há 20 anos pelo departamento economomico da FIEP e estão disponíveis na íntegra no portal www.fiepr.org.br. As informações indicam que há intenção de progressivamente utilizar com maior intensidade consultoria especializada na contratação de executivos e mão de obra estratégica. A Sondagem revela evolução de 7,87% (XVIII Sondagem – 2013/2014) para 9,78% (XX Sondagem – 2015-2016).

Análise dos riscos

Segundo fontes, Isto se deve à análise cuidadosa que os empresários e dirigentes das indústrias fazem sobre os riscos que uma contratação mal conduzida pode ocasionar. Por outro lado, como consultor nas áreas seleção de executivos e assessoria em processos de fusões e aquisições, o processo intensivo de industrialização ocorrido no Paraná nos últimos 25 anos provocou uma revolução no mercado de trabalho local.

Mudanças no mercado

Transformado em polo da indústria automobilística e apostando cada vez mais no processamento da sua própria produção primária, Curitiba e o Estado não apenas criaram vagas para técnicos e operários, mas entraram na disputa com os grandes centros por altos executivos, gerentes e especialistas.

Novas tendências

Acredito, também que, as tendências no ambiente de trabalho mudaram as características dos perfis dos executivos mais procurados, que diferem muito dos perfis de 15 anos atrás. Por exemplo, em menos de duas décadas as características exigidas dos candidatos para cargos executivos consideravam aspectos de liderança impositiva, com pouca percepção à capacidade das equipes em solucionar os problemas, muita pressão e murros na mesa. Em outras palavras, o paradigma da liderança mudou drasticamente. Atualmente todo chefe, gerente ou diretor deve saber lidar com pessoas e extrair o máximo delas com ética e engajamento. Identificar e avaliar estes perfis, muitas vezes, para a própria empresa não é fácil,  além de arriscado.

 

Frase: Nós nos tornamos aquilo que pensamos(Earl Nightingale)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.