em

CPI da Sanepar prorrogada

A Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa autorizou a prorrogação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o contrato entre a Sanepar e a Prefeitura. A CPI será estendida por mais 90 dias, e já deverá seguir com os trabalhos nos próximos dias. De acordo com o presidente da Comissão, o vereador George Luiz de Oliveira (PMN), na próxima semana deverá vir a Ponta Grossa Antonio Carlos Belinati, diretor comercial da empresa estatal. O integrante da direção da Sanepar deverá prestar alguns esclarecimentos aos vereadores e segundo o presidente da CPI, Belinati se colocou à disposição para colaborar com a Comissão.

Frase

“O prefeito corta os cargos menores e preserva os mais vultuosos. E aí falta dinheiro. Dessa vez ele ultrapassou o limite da razão” – Antonio Laroca Neto (PDT), vereador, sobre nomeações de cargos comissionados na Prefeitura de Ponta Grossa

 

Informante

O vereador Professor Careca (SDD) subiu à tribuna da Câmara para acusar um colega parlamentar de que estaria repassando em igrejas da cidade a informação de que a retirada das discussões de gênero do Plano Municipal de Educação não iria acontecer. Antonio Laroca Neto (PDT), por sua vez, pediu para que Careca relatasse quem seria o parlamentar que estaria repassando tal informação. O vereador do Solidariedade informou que a acusação era para um dos integrantes da bancada evangélica, e que os integrantes do grupo religioso da Câmara iriam ‘aparar as arestas’ com o suposto informante.

 

Defesa

A ‘briga’ pelas cinco Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal que foram asseguradas para Ponta Grossa foi reverberada na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. Fiel ao correligionário Marcio Pauliki, Jorge da Farmácia (PDT) questionou o líder governista na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que acusou Pauliki de estar ‘pegando carona’ na vinda das UTIs para o município. Jorge da Farmácia alegou que Romanelli nunca trabalhou em prol de Ponta Grossa, e não teria o direito de fazer tal comentário sobre o deputado estadual ponta-grossense.

Menos vereadores

A discussão sobre uma possível redução no número de vereadores em Ponta Grossa ganhou fôlego esta semana. Uma comissão foi formada na Câmara de Vereadores para analisar o projeto de lei que propõe a diminuição do legislativo. O comentário dentro da própria Câmara é que uma redução seria favorável ao município. Houve até mesmo parlamentar que defendeu a diminuição criticando os colegas. Tem vereador aqui que não sabe o que fazer aqui, criticou um vereador.

LDO adiada

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que disciplinará a elaboração e execução da Lei Orçamentária do Estado foi retirado da pauta do Plenário da Assembleia Legislativa na quarta-feira, por duas sessões. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), explicou que foi informado de que há um erro formal de texto. A Comissão de Orçamento pediu para fazer esse ajuste formal, frisou.  Traiano lembrou que a LDO, que prevê uma receita total para fixação de despesa de R$ 41,722 bilhões para o próximo ano, está em debate e pode ainda receber emendas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.