em

Contratar uma pesquisa antes de iniciar um negócio?

Entendendo o processo
Quando perguntam sobre pesquisas antes de abrir um negócio, costumo fazer uma distinção muito importante entre fazer uma pesquisa e contratar uma pesquisa. Explico através de uma situação ocorrida. Uma pessoa procurou-me solicitando ajuda porque queria abrir uma panificadora numa determinada região da cidade e desejava contratar uma pesquisa de mercado para saber se aquela atividade tinha chance de êxito. A primeira pergunta que fiz àquele jovem foi se ele sabia quantas panificadoras havia na região e em quantas delas ele havia estado mais de uma vez nos últimos dias.

Preliminares
Perguntei ainda, quais os itens que ele havia feito questão de anotar sobre pontos fortes e fracos de cada uma delas e também se havia feito um quadro comparativo para identificar os atributos que elas apresentavam, ou que defeitos cada uma tinha. Para finalizar, perguntei ainda se ele já havia conversado com alguns clientes no ambiente dessas mesmas panificadoras. Para todas essas perguntas a resposta foi não e que justamente por isso deseja contratar uma pesquisa de mercado. Disse-lhe então uma das regras mais importantes para qualquer empreendedor.

Economia
Antes de ouvir qualquer pessoa sobre o negócio, a pessoa que deseja construir uma nova empresa tem obrigação de ir pessoalmente a cada um dos locais e responder a cada um dos questionamentos, pois pode ser que ao final ele mesmo perceba que não era necessário contratar uma pesquisa. O que era necessário é que o empreendedor fizesse sua parte, realizando a pesquisa, mesmo que de forma preliminar. Por isso a recomendação de hoje é extremamente simples. Deve-se sempre fazer uma pesquisa, mas não necessariamente contratar uma pesquisa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.