em

Como se livrar das escolhas que geraram consequências para o resto da vida?

Não é uma questão de sorte

Para algumas pessoas, apagar o passado seria o ideal. Seria a forma correta para ter uma vida tranquila, sem problemas, sem lembranças ruins, sem palavras ditas de maneira errada, em momentos inconvenientes. Entretanto, a vida é sábia e nós seres humanos é que muitas vezes não queremos reconhecer. Algumas pessoas, por conta de não aceitarem as consequências dos seus atos preferem viver num mundo de ilusão dizendo que foi a vida que não lhes sorriu e que há pessoas com mais sorte que elas, que são pessoas desgraçadas.

 

*****

Exemplos

Há várias histórias que ajudam as pessoas a entender sempre um lado mais pessimista, um lado mais complicado da vida para lhes auxiliar a comparar sua boa situação frente à desgraça dos outros. Dentre estas histórias, nada melhor do que a história de Steve Jobs, o criador da Apple. Falecido há pouco tempo, a sua biografia passou a ser analisada com muito mais detalhe pelos empresários. Fala-se muito dos inventos criados por ele e pouca gente lembra que ele foi uma criança adotada e que para seus pais conseguirem a adoção tiveram de fazer um acordo comprometendo-se a criar um fundo para custear o seu ensino superior.

 

*****

Aprender com o passado

O mais paradoxal foi que o próprio Steve Jobs percebendo o peso que seria para os seus pais adotivos custearem a faculdade, desistiu do ensino superior. Perceba que as escolhas na vida não acontecessem por acaso. Elas são fruto de uma reflexão e assim o dedo do destino que faz com que muitas vezes profissionais encontrem felicidade em carreiras que jamais ponderaram atuar. E ainda faz com que pessoas não discutam o passado, apenas aprendam com ele para construir sempre um futuro que tem de ser melhor que ontem.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.