em

Como reagir quando as coisas não acontecem como você queria?

Aprendendo a ter paciência

Algumas pessoas são hábeis, são extremamente capacitadas para manter a calma quando tudo está certo. Entretanto, essas mesmas pessoas acabam agindo por impulsividade, cedendo à pressão e, literalmente, perdendo a paciência, perdendo o controle quando algo não sai do jeito que elas queriam. Uma dessas situações foi vivenciada por um amigo que havia feito um planejamento para um evento na empresa onde mais de 400 funcionários estariam presentes. Em meio a tanta organização esse amigo esqueceu que imprevistos realmente podem acontecer e que quando eles acontecem só há uma atitude a se esperar de um gestor. Paciência e decisão.

 

*****

 

Encontrando uma saída rápida

A paciência é necessária para analisar a situação sem se deixar envolver pelo estresse do momento. Já, a decisão é importante para não ficar se lamentando, apenas debruçado sobre o problema sem tomar algum tipo de atitude. No caso do meu amigo em específico, foi a aparelhagem de som que apresentou problemas. Em meio a 400 pessoas, não ter um microfone era algo praticamente fatal. Contudo, não havia mais o que se fazer. A única alternativa foi tentar redistribuir o auditório, mudar a sequência da programação até que outro equipamento pudesse chegar.

 

*****

 

Faça juz ao título

Perceba que problemas sempre vão acontecer e atente para o detalhe: nunca vão ocorrer na hora em que você desejava. Ao contrário, os problemas só acontecem justamente quando você não está preparado para poder resolvê-los a contento. E justamente por isso que você é chamado de gestor, de gerente. É aquela pessoa que vai harmonizar os recursos disponíveis e não os recursos desejáveis. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.